Os implantes dentários oferecem uma substituição de dentes mais natural do que as dentaduras, porque são dentes artificiais sujeitos diretamente à mandíbula. Para se beneficiar dos implantes dentários, deve ter boa saúde (além de faltar um dente) e ter uma mandíbula completamente desenvolvida e saudável – gengivas saudáveis e uma mandíbula saudável se requerem para sustentar os implantes.
Se você estiver saudável e seu odontologista determina que é um bom candidato para implantes, ele programará o procedimento no consultório sob anestesia local ou em um hospital sob anestesia geral, dependendo dos requerimentos particulares da saúde dental do paciente e a quantidade de cirurgia que requerer.
Mas os implantes não são uma boa opção para todos, as mulheres grávidas e as pessoas com doenças crónicas ou imunossupressoras (devido ao maior risco de infecção durante a cirurgia), crianças (porque suas mandíbulas ainda estão se desenvolvendo) e as pessoas que rangem ou apertam os dentes (este hábito pode exercer muita pressão nos implantes) não são bons candidatos para implantes dentários.
Lembre-se que a cirurgia para colocar os implantes dentários demora várias horas e é possível que requeira mais do que um procedimento. Por esta razão, todos aqueles que tenham um maior risco de infecção não deveriam escolher implantes dentários.
Se você estiver saudável e se submeter à cirurgia de implantes dentários, certifique-se de seguir as instruções do seu odontologista para a higiene bucal –incluindo escovar duas vezes por dia e usar fio dental diariamente – depois do procedimento para manter seu novo dente limpo e saudável.